Notícias



Torneio Leiteiro da 46ª Expoagro registra novos recordes mundiais

Um novo recorde na categoria Adulta da raça Gir Leiteiro foi estabelecido durante o Torneio Leiteiro na 46ª Expoagro. A vaca Bandeira, de propriedade da Maria Teresa Lemos Costa Cali, de Franca, superou o antigo recorde da categoria com a média de 77.566 quilos de leite por dia.  "A Vaca Bandeira novamente nos brindou com uma sensacional performance perante a alta qualidade das concorrentes. Esse acontecimento é um orgulho para nosso país", disse Maria Teresa.


Bandeira, avaliada em cerca de R$ 1 milhão, chegou com o status de bi-campeã e recordista em torneios leiteiros na categoria Jovem. O animal participou de diversas competições no país. Em 2013 durante 1ª Exposição Regional de Goiânia, conquistou o título após produzir 56.567 quilos de leite por dia. No mesmo ano, em Avaré, no estado de São Paulo, na VI Exposição Internacional, produziu 63.200 quilos de leite por dia.


Campeãs da Raça Girolando


A Expoagro também registrou recordes em duas categorias. A novilha Estrela Fiv produziu 81.230 quilos de leite. O animal é uma genética da campeã mundial, Dubai.


Já a grande campeã da categoria vaca Geral foi a vaca Boate Betânia 1, com incrível média de 92.757 quilos de leite por dia, superando a campeã de 2014, a vaca Candeia que produziu 81 litros dia.


Além da quantidade, a qualidade do leite também foi avaliada pelos técnicos da empresa de laticínios Jussara. Corpo, gordura e os nutrientes foram alguns dos critérios avaliados. No final os criadores vencedores receberam troféus e premiação em dinheiro.


Todo leite retirado durante o torneio será encaminhado para entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade de Franca.




Voltar