Notícias



EXPOAGRO DE FRANCA (SP) TORNA-SE A MAIOR EXPOSIÇÃO RANQUEADA PELA ABCGIL NA RAÇA GIR LEITEIRO

A cidade de Franca (SP) manteve a tradição e fortaleceu ainda mais o lema “Berço do Gir”. No primeiro dia de julgamento oficial da raça Gir Leiteiro na 47ª EXPOAGRO – Exposição Agropecuária de Franca, a exposição da raça foi superada apenas pela EXPOZEBU, de Uberaba (MG) em número de animais. Porém, o total de 178 animais inscritos (143 fêmeas e 35 machos) garantiram para Franca o título de “Maior Exposição Brasileira Ranqueada pela ABCGIL – Associação Brasileira dos Criadores da Raça Gir Leiteiro”.

“É uma conquista extremamente representativa para a cidade de Franca e tenho plena certeza de que em breve seremos reconhecidos como palco da maior exposição nacional de Gir Leiteiro”, disse Nivaldo Inácio da Costa presidente da Associação do Paiolzinho.

O prefeito Alexandre Ferreira corroborou a importância da exposições e julgamentos de animais durante a EXPOAGRO. “O sucesso que a cidade vem colhendo nos últimos 10 anos com a raça Gir Leiteiro é fruto de um trabalho sério, competente e profissional das equipes da Associação do Paiolzinho e da Prefeitura de Franca. Resgatamos a tradição, o orgulho de ser pecuarista. O Parque Fernando Costa foi construído graças ao empenho de criadores da raça gir, no final da década de 40. E hoje a raça volta novamente a ser destaque nacional”, explicou Alexandre Ferreira.

De acordo com Carlos Arantes Corrêa, Secretário Municipal de Desenvolvimento, o empenho da equipe da Prefeitura foi extremamente importante para que este reconhecimento fosse obtido. “Quero aproveitar este momento para parabenizar o excelente trabalho da minha equipe. Sem o empenho, dedicação e profissionalismo do Engº Agrº Jacinto Chiarelli Junior, do Méd. Veterinário Paulo Roberto Ferreira Pinto, do Técn. Agropecuária Célio Augusto Pereira Rodrigues ao longo dos últimos 10 anos, não teríamos conseguido este êxito. Agradeço, ainda, a equipe da Associação do Paiolzinho e de todos os demais membros da Secretaria de Desenvolvimento que contribuem arduamente, todos os dias do evento, para que os criadores e o público visitante assistam as melhores exposições de animais do Brasil”, disse o secretário.

Organizada pela Associação dos Produtores Rurais do Paiolzinho, com apoio da Prefeitura de Franca, a 47ª EXPOAGRO está sendo realizada no Parque de Exposições “Fernando Costa” e se estenderá até o dia 29 de maio.

A exposição de gado Gir Leiteiro acontece somente entre os dias 20 e 21 de maio, tendo Adriano Vaz como jurado e com a participação de 25 expositores das cidades de Patrocínio Paulista (SP), Itirapuã (SP), Uberaba (MG), São Joaquim da Barra (SP), Franca (SP), São José da Barra (MG), Capinópolis (MG), Cravinhos (SP), Água Comprida (MG), Uberlândia (MG), Orizona (GO), Juara (MT), São João Batista do Glória (MG), Cafelândia (SP), Conceição das Alagoas (MG) e Mococa (SP).



Voltar