Notícias



UM POUCO DA HISTÓRIA DA EXPOAGRO EM FRANCA (SP)

A 1ª Exposição de Gado de Franca aconteceu em 1942, no Estádio do Palmeiras Futebol Clube, o Palmeirinha, organizada pelos fazendeiros locais em homenagem ao Interventor do Estado de São Paulo, Fernando Costa, que na ocasião prometeu o apoio para a construção de um parque para as exposições regionais.


O Parque Permanente de Exposições "Fernando Costa" foi inaugurado em 1953, quando da realização da I Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados de Franca. A área do parque foi doada pelo pecuarista Tenente Continentino Jacintho à Prefeitura de Franca e esta cedeu ao Governo Estadual, que passou a gerenciar o recinto.


A partir desta oportunidade, Franca passou a se destacar nacionalmente por abrigar o desfile dos melhores animais representantes do rebanho nacional da época. Primeiramente com a bovinocultura de corte, basicamente o Gado Gir Leiteiro, valendo-nos o título de "O Maior Viveiro do Gado Gir do País".


Posteriormente, durante a década de 60 a 80, a região de Franca foi reconhecida como uma das maiores bacias leiteiras do país. Expressivamente com o Gado Holandês.


As primeiras feiras contavam apenas com a exposição de bovinos, o julgamento dos melhores animais e as palestras proferidas por médicos veterinários, engenheiros agrônomos e zootecnistas, que buscavam a divulgação de novas técnicas de tratamento animal e discutiam patologias, vacinação, inseminação artificial e assuntos similares.


O público que frequentava esses eventos se restringia aos próprios proprietários e expositores, outros criadores e alguns leigos interessados no assunto. Não havia atrativo chamando a população em geral. Nem a preocupação em usar o seu espaço e o seu tempo para a confirmação de poder dos proprietários rurais (a indústria de calçados ainda não havia se estabelecido como hegemônica).


Portanto, ainda não se interessava usar estes eventos como definidores de memória e identidade locais. Explicitamente assumidas como rural, cafeicultora e pecuarista.


Assim, o próprio evento pela propaganda "tímida" e a alta especialização que se estruturava, selecionava seus frequentadores. Bastava a exibição para o público do setor.


Uma semelhança entre todas as edições da Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados de Franca é a presença de grandes autoridades, como presidentes, governadores, ministros, secretários de estado, deputados, senadores, prefeitos e vereadores.


Por se tratar de uma feira estritamente técnica, a sua realização não aconteceu anualmente como se observa hoje. Oficialmente, a primeira aconteceu em 1953; a segunda em 1955; a terceira em 1959; a quarta em 1961; a quinta em 1962; a sexta em 1963; e a sétima em 1965.


Em 1967, a 8ª edição da Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados de Franca passou a contar com alguns folguedos populares para atrair um maior público. Isto foi um motivo de sérias críticas por alguns criadores. Em 1969, ela voltou a acontecer.


No período de 1970 a 1975, por falta de apoio necessário para sua realização, a Exposição Regional de Animais e Produtos Derivados de Franca não foi realizada.


Em 1976, o evento ressurge já com o nome EXPOAGRO – Exposição Agropecuária de Franca. Nova interrupção aconteceu em 1977, 1978 e 1979. A partir de então, a EXPOAGRO passou a ser realizado anualmente.


Todas as exposições tiveram excelentes resultados, motivo mais do que suficiente para se planejar a realização da próxima. A população em geral era insistentemente convidada a participar do evento através de suas inúmeras atrações: shows musicais, praça de alimentação, parque de diversões e estandes comerciais.


O evento se caracterizou também como uma festa política: autoridades de projeção se faziam presentes e com elas negociações eram entabuladas e compromissos assumidos. As verbas solicitadas eram sempre conseguidas tanto para a manutenção dos prédios do recinto do Parque de Exposições, como para a sua realização do evento.

 

INFORMAÇÕES:

Telefone (16) 3724-7080

Site: www.expoagrodefranca.com.br

Facebook: www.facebook.com/expoagrodefranca

Instagram: www.instagram.com/expoagrodefranca

Flickr: www.flickr.com/photos/149069454@N05/


(LEGENDA: - FRANCA 1957 – O Tenente Continentino Jacintho (à esquerda, de terno branco), Julio Batista da Costa, o Dr. Julinho (ao centro, de óculos escuros), com seu filho a frente, Nilo Lemos Baptista da Costa. No evento de premiação da EXPOAGRO, na pista central do Parque de Exposições "Fernando Costa", em Franca (SP). (CRÉDITOS: Maria Tereza Costa Calil – Fazenda Paraíso)



Voltar