Notícias



PROVA DE RANCH SORTING SERÁ REALIZADA NO DIA 14 DE MAIO

Definida para acontecer a partir das 14 horas do dia 14 de maio, no primeiro final de semana da 48ª EXPOAGRO – Exposição Agropecuária de Franca (SP), a Prova de Ranch Sorting é uma modalidade recente dentre as atividades da exposição. Será realizada pela equipe do Rancho FT pelo segundo ano consecutivo e promete superar o número de inscrições do ano passado.

 

O Ranch Sorting é uma modalidade de esporte equestre que surgiu nos Estados Unidos entre os anos 2006 e 2007 e que se baseia na prática pecuária de apartação de gado.  “Conhecido por ser um esporte familiar, conquistou espaço nas competições e entre os criadores de Quarto de Milha. O esporte, inspirado nas atividades pecuárias, une a tradição e a diversão em família, independentemente da idade, já que é uma modalidade com pouco risco”, explicou Paulo Toledo, diretor do Rancho FT.

 

O jurado ainda não foi definido pela Comissão Organizadora, mas o nome de Adriano Salgado – que julgou recentemente prova de Team Penning no RR Rodeio Music – está sendo avaliado. A boiada a ser utilizada será a do Rancho FT, fruto de cruzamento industrial.


A premiação total já foi definida em R$ 3.500,00 e a boiada a ser utilizada será a do Rancho FT, fruto de cruzamento industrial. (Confira toda a programação da prova no site da EXPOAGRO).

 

Em 2016, a Prova de Ranch Sorting contabilizou 107 inscrições em sua primeira participação na EXPOAGRO. “Estamos confiantes que superaremos esta marca, principalmente porque aumentou muito o número de competidores na região. A premiação também é outro atrativo interessante. Quanto maior o número de inscrições, maior o valor da premiação”, disse

 

CAMPEÕES DO RANCH SORTING EM 2016

1º lugar = Rogério Toledo e Pedro Henrique;

2º lugar = Rogério Toledo e Alceu Leão;

3º lugar = Jacinto Chiareli Jr. e Rodrigo Chiareli.

CONHEÇA AS REGRAS – Dois competidores apartam o gado em ordem numérica pré-determinada. O gado fica de um lado em um curral e os competidores do outro lado, no outro curral. Eles devem transpor entre os currais em ordem, a partir da liberação de início da prova.

 

No começo, um número é indicado pelo locutor. Se o número for o 3, por exemplo, os competidores iniciam pelo 3 e seguem a sequência crescente 4,5,6,7,8,9,0,1,2. Quem ganha a prova é aquela dupla que transpor o maior número de gado no menor tempo.

 

Se a dupla passa um boi fora da ordem, um SAT (Sem Aproveitamento Técnico) é dado. A prova é interrompida sem aproveitamento. Também pode ocorrer SAT pela violência desnecessária com os cavalos e o gado. Confira todas as regras do Ranch Sorting clicando aqui.

 

O TEMPO E A PISTA – O tempo máximo da prova de Ranch Sorting varia de 60, 75 ou 90 segundos, definidos pelo Organizador do evento. A pista tem formato de “8” (oito), com dimensões que variam de tamanho (entre 15 e 18 metros de diâmetro cada curral) e com uma abertura entre eles de 3,87m a 4,70m.

 

INFORMAÇÕES:

Telefone (16) 3724-7080

Site: www.expoagrodefranca.com.br

Facebook: www.facebook.com/expoagrodefranca

Instagram: www.instagram.com/expoagrodefranca

Flickr: www.flickr.com/photos/149069454@N05/



Voltar