Notícias



PROVA DE TEAM PENNING RESGATA PRÁTICA DA PECUÁRIA DE APARTAÇÃO

O Team Penning é uma das modalidades mais aguardadas dentre as várias Provas Equestres que serão realizadas durante a 48ª EXPOAGRO – Exposição Agropecuária de Franca (SP).

 

Modalidade de esporte equestre que resgata a prática da pecuária de apartação, a Prova de Team Penning será organizado pelo Rancho FT, nos dias 20 e 21 de maio, na Pista de Areia do Parque de Exposições “Fernando Costa”.

 

“É umas das modalidades equestres que mais se exige dos competidores e cavalos. Afinal, ela depende de um conjunto de nove (9) elementos trabalhando ao mesmo tempo: 3 três competidores, 3 cavalos e 3 bois. Os três competidores terão que trabalhar em altíssima sintonia, correndo contra o cronômetro em milésimos de segundos. A técnica e velocidade devem andar juntas”, explicou Paulo Toledo, diretor do Rancho FT.

 

Em 2016, mais de 70 competidores de mais de 15 municípios dos Estados de São Paulo e Minas Gerais disputaram R$ 36.000,00 de premiação. Um total de 400 trios foram inscritos. Confira os campeões no ano passado:-

 

CAMPEÕES NA CATEGORIA ABERTA EM 2016:

1º lugar = Caio Ferrão, Rogério Humaitá e Mateus Ferrão;

2º lugar = Fabrício Gaiola, Felipe e Gervásio;

3º lugar = Felipe, Paulo Toledo e Alceu Leão.

 

CAMPEÕES NA CATEGORIA AMADOR 2016

1º lugar = Grigolato, Pedro Henrique e Ricardo Degani;

2º lugar = Mateus Ferrão, Caio Martins e Benigno;

3º lugar = Ricardo Degani, Mateus Ferrão e Benigno

 

A modalidade chegou no Brasil por volta de 1995 no Estado de São Paulo e, em pouco tempo, expandiu para outras regiões brasileiras.

 

INVESTIMENTOS – Quem conhece a prova, sabe que o Team Penning exige uma dedicação intensa dos competidores em cursos, treinos, concentração, sintonia e espírito de equipe, com habilidades dentro e fora da pista.

 

Como se não bastasse, há ainda uma grande exigência em qualidade de seus cavalos. Em genética e em treinamento. “Os cavalos que praticam Team Penning necessitam do que chamamos “Cow Sense”; isto é: uma boa rédea/doma, velocidade, força e condicionamento perfeito, onde seus movimentos não são repetitivos, com mudanças de trajetos e movimentação inesperadas em frações de segundos”, explica Fábio Pimenta, também diretor do Rancho FT.

 

Os competidores de Team Penning estão investindo a cada dia em cavalos com estas qualidades e isso faz toda a diferença dentro da pista. Mas, também, com investimentos em alimentação de alto valor nutricional, estruturas apropriadas como pistas de treinamentos, boiadas com maior potencial de entretenimento, entre outros.

 

As provas estão se tornando a cada dia mais equilibradas, mais competitivas, como também regulamentos com um teor maior de igualdade. Fatores estes, que irão deixando a sorte de lado e dando maior ênfase na competência do competidor e na qualidade dos animais.

 

O AGRONEGÓCIO CAVALO - O Brasil possui o quarto maior rebanho do Mundo, com mais de 5,5 milhões de cavalos. (FAO 2011). Trata-se de um novo e excelente nicho de mercado. Os negócios e o lazer proporcionados pelo Team Penning contribuem sobremaneira com o Agronegócio Cavalo no Brasil, que nos últimos 10 anos, cresceu quase 12% ao ano. O último dado oficial é de 2015 e contabiliza um total de R$16 bilhões de reais de faturamento bruto anual.

 

INFORMAÇÕES DA PROVA

• Fabio Pimenta (16) 9.9777-0006 

• Paulo Toledo (16) 9.9432-5050

 

INFORMAÇÕES:

Telefone (16) 3724-7080

Site: www.expoagrodefranca.com.br

Facebook: www.facebook.com/expoagrodefranca

Instagram: www.instagram.com/expoagrodefranca

Flickr: www.flickr.com/photos/149069454@N05/



Voltar